A partir desta segunda-feira (23/08) será possível comprar créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) através do WhatsApp e realizar o pagamento com o Pix. A recarga estará disponível nos validadores dos ônibus e terminais de autoatendimento VEM em até 10 minutos após a confirmação do pagamento.
Para acessar o serviço, basta iniciar uma conversa com o WhatsApp do VEM (81 3320.2001) e escolher a opção Recarga do cartão VEM. Após a confirmação dos dados do titular do cartão, será solicitado o valor da recarga e a forma de pagamento. Então será gerado um QR Code dinâmico que deverá ser copiado e colado na função Pix Copia e Cola do app do banco. Após o pagamento, para concluir a compra, o cliente deve retornar ao WhatsApp do VEM e seguir o fluxo para confirmação e disponibilização da recarga. Para realização de cada recarga será cobrada a taxa de R$ 2,45.
O novo serviço é mais uma iniciativa da Urbana-PE em conjunto com o Grande Recife Consórcio de Transporte no sentido de modernizar o sistema de transporte público. Segundo Marcelo Bandeira, diretor de Inovação da Urbana, o investimento em novas tecnologias tem contribuído para a melhoria do serviço de transporte público e também para evitar deslocamentos não essenciais, uma medida importante durante a pandemia de Covid-19. “Já atingimos a marca de mais de 20 mil atendimentos mensais no WhatsApp e nosso objetivo é digitalizar todos os serviços do VEM, oferecendo cada vez mais comodidade e segurança aos nossos clientes”, destacou Marcelo.
Novos serviços no WhatsApp VEM
Além da recarga, também está sendo lançado a opção de solicitação de segunda via dos cartões VEM através do WhatsApp. Assim como na compra de créditos, o pagamento será efetuado através do Pix e a retirada dos cartões deve ocorrer em até 24 horas úteis depois da confirmação do pagamento e será realizada no Posto de Atendimento do VEM na Rua da Soledade, 259, no bairro da Boa Vista.
As novas opções somam-se aos demais serviços já disponíveis no WhatsApp do VEM: bloqueio de cartões VEM, atualização cadastral e solicitação da primeira via do VEM Estudante. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Prodata Mobility, TicketPay e Weni.