5 de novembro de 2020

Passageiros querem flexibilização no serviço de ônibus, aponta levamento realizado em parceria do Cittamobi e Urbana-PE

Enquete realizada no aplicativo Cittamobi apontou que 76% dos usuários poderiam mudar seus horários em até uma hora para usar o serviço de ônibus com mais conforto e menor lotação. 66% dos passageiros também responderam que considerariam a mudança de horário caso fosse oferecida uma tarifa diferenciada.

Os resultados reforçam a visão do setor empresarial de que é necessário oferecer serviços mais flexíveis, alinhados com as demandas dos passageiros. Nesse sentido, tarifas diferenciadas fora dos horários de pico figuram como uma possibilidade a ser estudada para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.

Segundo Marcelo Bandeira, Diretor de Inovação da Urbana-PE, “houve grande evolução nos meios de pagamentos, tornando a compra de passagens e o embarque cada vez mais seguros e rápidos, e também na oferta de informação aos passageiros, sobretudo através de aplicativos que facilitam o planejamento das viagens e reduzem o tempo de espera nas paradas. Precisamos agora buscar a inovação também no planejamento da operação e flexibilizar o serviço de transporte por ônibus com o objetivo de melhorar a experiência dos nossos clientes”.

A enquete evidenciou também que 76,5% dos usuários do aplicativo usam o transporte público nos horários de pico e que 82% recorrem ao serviço em função de compromissos para trabalho ou educação. Assim, é importante que a flexibilização dos serviços seja acompanhada da sensibilização e participação direta dos setores produtivos quanto às ações necessárias para um sistema de mobilidade de maior qualidade.

A Urbana-PE destaca ainda que o escalonamento dos horários das atividades pode ajudar consideravelmente na redução dos congestionamentos da cidade, beneficiando a população e reduzindo os tempos de deslocamento.

Enquete Cittamobi / Urbana-PEBaixar

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